Vila de Rei: Munícipes podem requerer serviços da equipa de Sapadores Florestais

sapador

O Executivo Camarário e a Assembleia Municipal de Vila de Rei aprovaram por unanimidade, nas suas últimas reuniões, o Projeto de Regulamento do Serviço de Sapadores Florestais que vem permitir que a equipa SF 03-166, dirigida pela Câmara Municipal, possa prestar serviços à população fora do âmbito do serviço público.

O regulamento agora aprovado prevê que, assegurados os trabalhos de silvicultura preventiva definidos pelo ICNF e pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta, o Município possa disponibilizar os serviços da equipa de Sapadores Florestais a particulares, mediante a apresentação de requerimento e o pagamento de 10€/hora, por trabalhador (ou 7€ com apresentação de um dos cartões etários do Município).

Esta ação vem assim reforçar as políticas municipais de defesa da floresta contra incêndios, num contexto alargado de ambiente e ordenamento do território, desenvolvimento rural e proteção civil, envolvendo responsabilidades de todos, Autarquia e cidadãos, numa convergência de esforços de todas as partes envolvidas.

O Presidente da Autarquia de Vila de Rei, Ricardo Aires, destaca que “as medidas patentes no regulamento agora aprovado vêm possibilitar que a equipa de Sapadores Florestais a cargo do Câmara Municipal possa prestar o seu serviço aos Munícipes Vilarregenses. Desta forma, damos uma importante ajuda à nossa população na criação e manutenção das áreas de gestão de combustível que, conforme estipulado pela lei, os proprietários de terrenos são obrigados a executar, contribuindo para uma melhor proteção e defesa do nosso património florestal.”