Ciclo de Fóruns prosseguiu com “Fórum da Juventude”

forum juventude final1

Vila de Rei recebeu, no dia 24 de maio, a sexta ação do ciclo de formação, capacitação e debate crítico “Fórum: Cidadania e Desenvolvimento”, com a realização do Fórum da Juventude.

Organizada pela equipa do CLDS 3G de Vila de Rei, em parceria com a Câmara Municipal, o Fórum da Juventude foi dividido em duas diferentes sessões, com a primeira a ter lugar na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, pela manhã, e a segunda a ser realizada na Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal, da parte da tarde.

Pela manhã, com uma assistência de cerca de 30 pessoas, foram discutidas temáticas relacionadas com Políticas de Juventude como “Emprego, Empreendedorismo e Formação Profissional”, pela Fundação da Juventude, e “Associativismo, Cidadania e Voluntariado”, pelo IPDJ.

Na segunda parte da sessão, cerca de uma centena de jovens estudantes participaram numa Palestra Motivacional lúdico-pedagógica, ministrada por um orador da Mundo Brilhante, e desenvolveram diferentes experiências na área da física e da química, desenvolvidas pelo Instituto Politécnico de Portalegre.

O Vice-Presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César Luís, marcou presença na Sessão de Abertura do Fórum, e afirmou que “o Fórum da Juventude vem oferecer uma nova oportunidade de debate de ideias e conhecimentos, que podem vir a assumir uma grande importância para os nossos jovens. As suas futuras escolhas académicas e a sua melhor integração na comunidade podem ter, com este Fórum, uma preciosa ajuda para melhores tomadas de decisões.”

As sessões deste Ciclo de Fóruns abordam temáticas de relevância e interesse para a ação dos serviços técnicos, das instituições da região e das autarquias locais, estando igualmente abertas à participação do público em geral.

O Ciclo de Fóruns continua a decorrer com o Fórum da Deficiência, nos dias 25 e 26 de maio, prosseguindo depois da seguinte forma: Fórum da Justiça – 22 e 23 de junho; Fórum do Turismo – 20 e 21 de julho; Fórum Social – 1 e 2 de agosto.

Fotos de Telmo Martins

forum juventude final2