Vila de Rei comemorou Feriado Municipal

feriado final

Vila de Rei celebrou, no dia 19 de Setembro, os 732 anos da atribuição do foral por D. Dinis, numa cerimónia realizada no Auditório Municipal de Vila de Rei e que contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Vila de Rei, Paulo Brito, e do Presidente da Autarquia Vilarregense, Ricardo Aires.

A iniciativa foi novamente marcada pela entrega dos Apoios à Fixação da População Jovem no Concelho de Vila de Rei, através da pioneira medida de atribuição de subsídios de apoio ao casamento e nascimento.

O Município voltou, desta forma, a apoiar as pessoas que iniciaram a sua vida conjugal e/ou constituíram família recentemente no concelho de Vila de Rei, atribuindo, este ano, 7 subsídios de apoio ao casamento e 16 de apoio ao nascimento.

De seguida, as celebrações prosseguiram com a entrega da Medalha de Bons Serviços do Município de Vila de Rei aos funcionários Leonor da Conceição Gaspar Domingos, Maria Isabel Marques da Silva Moura, Maria Margarida Prior Dias, Maria Teresa Lopes Serras e Rosa de Fátima Martins, que completaram 25 anos ao serviço da Câmara Municipal de Vila de Rei.

Durante a cerimónia, o Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, afirmou que “estamos aqui hoje reunidos para celebrar os 732 anos de história, do nosso Concelho.

Infelizmente a celebração deste ano fica marcada pelo enorme sentimento de perda, de destruição, de devastação, por que passou o Concelho e as suas Gentes, fruto de mais um grande incêndio, que destruiu cerca de 50% do nosso território.

Depois dos grandes incêndios de 1986 e 2003 também os incêndios de 2017 ficarão na nossa memória, entrando infelizmente na nossa história pelos piores motivos.

Importa agora levantar a cabeça, arregaçar as mangas e voltar a dar ao Concelho a vida que fora destruída.

Neste sentido, e face às medidas divulgadas pelo Governo Central para alguns territórios também eles afetados por incêndios este ano, procurámos incluir o nosso Concelho no projeto governamental de atribuição de cadastro rustico, assim como, no projeto piloto de reflorestação.

Julgamos que chegou a hora de governo e assembleia da republica dotarem estes territórios das ferramentas necessárias para um correto ordenamento do território.

Julgamos ainda que já se devia ter aprendido após os incêndios de 1986 e 2003 que o esquecimento, o deixar andar, a inexistência de planeamento são a principal fonte de combustível para os incêndios.

Deixo ainda uma certeza.

Tal como apos os incêndios de 1986 e 2003, também agora o Concelho e as suas gentes, saberão dar as mãos e reconstruir o que fora destruído.”

As celebrações do Feriado Municipal terminaram no Parque de Feiras de Vila de Rei, com a realização do Almoço Comunitário que juntou centenas de pessoas, animadas pela atuação do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei.

feriado final2