Município de Vila de Rei à beira do top-10 nacional no Índice de Transparência Municipal

indice transparencia

O Município de Vila de Rei volta a surgir em grande destaque no Índice de Transparência Municipal, subindo de 16º para 11º lugar entre os 308 municípios portugueses.

Neste indicador que mede o grau de transparência das Câmara Municipais através da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus websites, Vila de Rei volta a ser o melhor posicionado entre os municípios do distrito de Castelo Branco e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

Vila de Rei apresenta uma pontuação de 82,83 pontos (numa escala de 0 a 100), num valor inferior ao do ano interior, explicado pelo TIAC – Transparência e Integridade, Associação Cívica, enquanto entidade promotora do Índice, por “critérios mais estritos para considerar cada indicador como estando cumprindo”, sendo que a grande generalidade dos Municípios acabou por apresentar um score inferior ao do ano transato.

O Índice de Transparência Municipal analisa as páginas de internet dos Municípios portugueses, baseando a sua observação em 76 indicadores, agrupados em sete dimensões de transparência: Informação sobre a organização, composição social e funcionamento do Município; Planos e Planeamento; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-financeira; Transparência na área do Urbanismo.

Ricardo Aires, Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, refere que “ano após ano, o Município Vilarregense tem vindo a cimentar e melhorar o seu lugar neste Índice de Transparência Municipal, graças ao compromisso em disponibilizar para análise, no nosso website, todos os conteúdos relevantes. Queremos continuar a assumirmo-nos como um Município transparente, sendo que esta boa classificação vem ainda dar um estímulo adicional para continuarmos a trabalhar neste sentido.”

A TIAC – Transparência e Integridade Associação Cívica, é uma ONG sem fins lucrativos com a missão de combater a corrupção, sendo responsável pelo desenvolvimento deste estudo e sendo a representante em Portugal da rede global anticorrupção Transparência Internacional.

Os resultados do Índice de Transparência Municipal podem ser consultados em https://transparencia.pt/alfandega-da-fe-e-vila-do-bispo-empatadas-na-lideranca-do-indice-de-transparencia-municipal/.