TURISMO

Locais de interesse - Percursos Turísticos
PT-1 Vila de Rei / Fernandaires / Zaboeira / Vila de Rei
 
Distância: cerca de 30 Kms
Acessibilidade: Boa para todos os veículos
 

Ficheiro KML - Ficheiro KMZ - Ficheiro GPX

  
Este percurso permite apreciar uma parte significativa do concelho no que de mais interessante apresenta no plano das belezas naturais.
 
Depois da visita ao Centro Geodésico de Portugal e passagem pela sede de freguesia da Fundada e pela povoação de Vilar do Ruivo, o visitante encontra a aldeia de Fernandaires, um dos locais mais bonitos da Albufeira de Castelo de Bode onde, no Verão, pode desfrutar de uma piscina flutuante, bar de apoio e um inúmero leque de actividades para praticar.
 
Percorrendo a Estrada Marginal à Albufeira do Castelo de Bode, poderá desfrutar de uma paisagem magnífica ao longo do percurso que o levará até ao desvio para Isna Velha, local onde poderá observar as ruínas da antiga povoação da Isna, quando o nível das águas da Albufeira está baixo.
 
Retomando o asfalto e após a visita a Alcamim, encontrará a Zaboeira, onde dispõe de outra piscina flutuante e um restaurante com a apreciada gastronomia da região.
 
Tanto na Zaboeira como em Fernandaires existem condições para o usufruto de pequenas embarcações. Para os possuidores de viaturas TT existem ainda várias alternativas a este percurso, nomeadamente a partir da povoação da Melriça, pelo Estradão Florestal n.º 14 (EF-14), percorrendo um trajecto serpenteado que conduz ao EF-10 e à ponte recuperada das Cortelhas. Daqui seguir até à EN2 e aí retomar ao asfalto. 
 
 
PT 2 Vila de Rei / Macieira / Vila de Rei
 
Distância: cerca de 35 Kms
Acessibilidade: Boa para TT e BTT
 
  
Trata-se de um percurso concebido especialmente para viaturas 4×4 ou BTT, embora se possa chegar directamente à zona de Macieira por estrada de asfalto, acessível a todas as viaturas.
 
Ao visitante é dada a conhecer uma zona de vales cultivados e pinhal, para além de pequenas povoações características da região e da deslumbrante paisagem oferecida pela Albufeira de Castelo do Bode.
 
Ao deixar a ER 348 na localidade de Paredes, seguir pela estrada municipal até Arrancoeira. A partir daqui o percurso desenrola-se quase sempre pelo estradão florestal n.º 25 (EF-25) que percorre as margens da Albufeira do Castelo do Bode / ribeira do Codes, até à localidade de Macieira, onde existe um excelente local para banhos, canoagem e colocação de pequenas embarcações na água.
 
Depois de atravessar a Macieira e Aveleira, tome o estradão florestal n.º 43 (EF-43) e percorra novo trajecto marginal à Albufeira, com passagem por outro excelente local para banhos.
 
Depois de percorrer o EF-83, e para regresso a Vila de Rei, uma das hipóteses é retomar o asfalto na direcção de Brejo Fundeiro e Brejo Cimeiro.