NOTÍCIAS

ACHIGÃ VOLTA A DELICIAR OS VISITANTES EM VILA DE REI
Não especificado, Inserido em: 11 de Outubro de 2011
ACHIGÃ VOLTA A DELICIAR OS VISITANTES EM VILA DE REI
O Achigã voltou a ser Rei da Gastronomia Vilarregense durante a realização do V Festival Gastronómico do Achigã, organizado pelo Município de Vila de Rei e pela Pinhal Maior, que decorreu entre os dias 1 e 9 de Outubro.
 
No evento participaram cinco restaurantes do concelho – Albergaria D. Dinis, Churrasqueira Central, O Cobra, O Eléctrico e Paraíso do Zêzere – que voltaram a comprovar “o sucesso a que este evento já tem habituado os Vilarregenses e todos os visitantes.”
 
Confeccionado das mais diversas formas, os clientes, muitos dos quais que se deslocaram propositadamente a Vila de Rei para o Festival, puderam experimentar os diversos pratos de achigã, como o Achigã Frito com Molho de Vinagrete, Arroz de Achigã com lagostim, Achigã Grelhado, Açorda de Ovas, entre muitos outros.
 
Os restaurantes participantes no V Festival Gastronómico do Achigã voltaram a destacar o “aumento do número de clientes nesta altura do ano, que procuram particularmente os pratos de Achigã, e que prometem voltar na próxima edição do Festival.”
 
Na sequência da realização do Festival, a Pinhal Maior e o Município de Vila de Rei organizaram, na tarde do dia 8 de Outubro, uma conferência que contou com a presença do Vereador do Turismo, Dr. Paulo César, do Prof. Dr. António Moitinho Rodrigues, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e do professor da Escola de Hotelaria, Pedro Martins.
 
 
Durante a sessão, que terminou com uma prova dos melhores pratos de Achigã confeccionados pelos restaurantes aderentes, foram debatidas várias temáticas relacionadas com a importância deste peixe na alimentação e todas as vantagens que o consumo regular de Achigã pode ter para a saúde.
 
Para Paulo César, Vereador do Turismo, “a realização deste V Festival Gastronómico do Achigã, que obteve o mesmo sucesso das edições anteriores, vem, uma vez mais, dar destaque à qualidade dos restaurantes do concelho de Vila de Rei e à nossa gastronomia, permitindo, ao mesmo tempo, uma forte divulgação do Concelho de Vila de Rei.”
 
A gastronomia Vilarregense estará novamente em destaque na Páscoa de 2011, com mais um Festival Gastronómico do Bacalhau e do Azeite.