Vila de Rei recebeu XXX Seminário ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência

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A Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, em Vila de Rei, foi o palco escolhido para, ao longo do dia 25 de outubro, acolher o XXX Seminário ESCXEL, numa iniciativa organizada pela Rede de Escolas de Excelência, com o apoio do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei e do Município Vilarregense.

A iniciativa, que contou com a presença de David Justino, coordenador da Rede de Escolas de Excelência e antigo Ministro da Educação, e de Ricardo Aires, Presidente do Município de Vila de Rei, tinha como principal temática “Flexibilidade Curricular em Contexto Escolar em Avaliação” e contou com perto de uma centena de profissionais da área da Educação na plateia.

Durante a sessão de abertura, David Justino, aproveitou para destacar que “Vila de Rei é um Concelho que sabe bem receber” e destacou a importância do “pensar e trabalhar em rede para que, juntos, possamos pensar nas melhores estratégias para resolver problemas que temos em comum. A Rede ESCXEL atingiu já um nível em que necessita de dar um salto, de crescer como projeto e de inventar novas soluções, não deixando de dar as respostas que dá atualmente.”

Ricardo Aires destacou que “o trabalho em rede tem permitido a troca e avaliação de experiências entre os seus intervenientes, contribuindo para que haja inovação e projetos educativos mais eficazes. (…) Agradeço a vossa prestigiante e motivadora presença, pelo vosso diálogo construtivo que vão ter ao longo deste dia, certos que nos move um objetivo em comum: a promoção da excelência educativa através de uma rede cooperativa visando a comparação, a troca e a avaliação de experiências, soluções e modelos de desenvolvimento educativo.”

Este semanário tem como principal objetivo discutir os princípios orientadores da flexibilização curricular tal como implementada pelas políticas educativas nacionais e debater sobre como avançar para a implementação curricular em articulação com o projeto educativo de cada escola, enquanto documento que explicita a orientação educativa e os principais objetivos estratégicos de todas as áreas de intervenção de cada escola.

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