A.H. Bombeiros Voluntários de Vila de Rei condecoram o seu corpo ativo

IMG 6323 - site

A Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei, no passado dia 19 de setembro, dia de feriado municipal, procedeu à Condecoração através da Imposição de Medalhas de Assiduidade, aos elementos do Quadro Ativo, pelo respeito, esforço e dedicação na prestação dos anos de serviço e assiduidade, para com esta Instituição.

Foram atribuídas 8 Medalhas Grau Cobre pelos 5 anos de serviço prestado, 7 Medalhas Grau Prata pelos 10 anos de serviço prestado, 4 Medalhas Grau Ouro pelos 15 anos de serviço prestado e 11 Medalhas Grau Ouro pelos 20 anos de serviço prestado.

A Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei, agradece a todos os elementos do Corpo Ativo a sua presença, empenho, esforço e dedicação, bem como os bons serviços prestados à Comunidade.

GALERIA DE FOTOS

Vila de Rei celebra Feriado Municipal

IMG 5859

Vila de Rei celebrou, no dia 19 de Setembro, os 733 anos da atribuição do foral por D. Dinis, numa cerimónia realizada no Auditório Municipal de Vila de Rei e que contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Vila de Rei, Paulo Brito, e do Presidente da Autarquia Vilarregense, Ricardo Aires.

A iniciativa foi marcada pela entrega dos Apoios à Fixação da População Jovem no Concelho de Vila de Rei, Bolsas de Mérito Escolar, Bolsas de Estudo Escolar e Bolsas de Mérito no Percurso Escolar, através da renovada medida de apoio à fixação da população no Concelho de Vila de Rei.

O Município voltou, desta forma, a apoiar as pessoas que iniciaram a sua vida conjugal e/ou constituíram família recentemente no concelho de Vila de Rei, atribuindo, este ano, 10 subsídios de apoio ao casamento/união de fato, 12 de apoio ao nascimento e 3 de apoio à fixação de residência.

Foram também entregues 2 Bolsas de Mérito Escolar, 6 Bolsas de Estudo escolar e 13 Bolsas de Mérito no Percurso Escolar.

De seguida, as celebrações prosseguiram com a entrega da Medalha de Bons Serviços do Município de Vila de Rei aos funcionários Gracinda da Conceição Dias, Maria Bela de Jesus Correia Moura, Maria Manuela Martins Domingos, Maria da Luz Barreira Coelho Dias, Teresa de Jesus Gaspar dos Santos, e Isidro Antunes Alves, que completaram 25 anos ao serviço da Câmara Municipal de Vila de Rei.

Houve também lugar à entrega das Medalhas de Mérito Municipal às seguintes associações: CCDR Fundada, ACDR Brejo Fundeiro, Associação de Caça e Pesca do Centro de Portugal, Liga Cultural dos Amigos do Vilar do Ruivo, ACDR do Vale da Urra, Cooperativa de Produtores de Mel de Vila de Rei – MELREI, ADRC Borda da Ribeira, Louriceira e Marmoural, e Associação e União Desportiva Cultural de Lousanenses.

Foi ainda distinguido com a Medalha de Ouro Municipal o Dr. Alberto da Silva Barata, enquanto figura impar do Concelho.

Durante a cerimónia, o Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, afirmou que “Com esta cerimónia relembramos o passado com a atribuição a 19 de setembro de 1285 do Foral pelo rei D. Dinis e assumimos a efeméride para irmos mais além, continuando a fazer mais e melhor. O dia 19 de setembro relembra de forma categórica a nossa memória, a nossa identidade concelhia e, para mim, a oportunidade para manifestar o orgulho e a honra de exercer o cargo de Presidente da Câmara de tão nobre concelho.

Procuramos construir oportunidades porque não é justo que os Vilarregenses tenham de abandonar a sua terra para encontrar emprego. Apostamos, pois, em políticas para tornar o concelho cada vez mais atrativo para o investimento de modo a que aqui encontrem condições para viver com dignidade, para estudar, para trabalhar e para envelhecer.

A saúde, a educação, a segurança social, o apoio aos mais desfavorecidos, a preservação e promoção dos nossos recursos endógenos, o apoio aos agentes económicos e empresários são parte integrante deste ciclo económico de desenvolvimento que temos vindo a concretizar de modo a que as respostas sociais, económicas, educativas e culturais correspondam às expetativas dos Vilarregenses. Em suma, investimos nas pessoas.

A intervenção na educação procura proporcionar uma maior satisfação das necessidades das crianças, alunos, pais e encarregados de educação, traduzida na requalificação do parque escolar, na modernização dos equipamentos, na implementação de medidas de apoio socioeducativo que incluem, entre outras, a atribuição de benefícios e auxílio económico bem como no apoio à família com uma política de cedência dos manuais escolares gratuitos e banco de livros escolares, pagamento das refeições escolares e transporte escolar inter-concelhio gratuito, explicações gratuitas, medidas e condições que consideramos indispensáveis para uma educação universal e gratuita. Paralelamente, procuramos estimular e apoiar os nossos jovens no seu percurso escolar pelo que vão ser concedidas seis bolsas de estudo e duas de mérito a alunos que frequentam o ensino superior.

A inovação nos apoios educativos vai traduzir-se na atribuição, pela primeira vez, de bolsas de mérito no percurso escolar, distinguindo um aluno/aluna de cada nível do ensino regular e profissional, ou seja, do primeiro ao 12º ano de escolaridade, num total de 13 jovens.

A atribuição destas bolsas de estudo por mérito é o nosso reconhecimento pelo esforço, trabalho, empenho, dedicação e excelência escolares das/os estudantes, fornecendo-lhes meios que contribuam para um aumento das suas competências pessoais e sociais, incentivando-os no seu crescimento humano e intelectual e ao mesmo tempo referências e exemplos a seguir pela restante comunidade educativa.

Simultaneamente, procuramos alargar o apoio às famílias. Na sua reunião ordinária de 4 de maio deste ano, o executivo camarário aprovou alterações ao Regulamento de Apoio à Fixação da População, reforçando as medidas de apoio às pessoas que fixarem residência no concelho. Os apoios ao nascimento, casamento e constituição de agregados familiares foi uma medida inovadora do nosso concelho.

No âmbito das políticas de ação social estão contemplados outros apoios aos pais tais como creche, jardim de infância, ATL, férias desportivas e um subsídio, por criança, para a aquisição de produtos relacionados com a alimentação, amamentação, segurança, higiene e bem-estar, a ser utilizado nos estabelecimentos comerciais do concelho.

Acreditamos que com os apoios à fixação, nascimentos, casamentos, o concelho de Vila de Rei irá ter mais, melhores e ilustres Munícipes.”

As celebrações do Feriado Municipal terminaram no Parque de Feiras de Vila de Rei, com a realização do Almoço Comunitário que juntou centenas de pessoas, animadas pela atuação do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei.

GALERIA DE FOTOS

Vila de Rei dispõe já de Sala Snoezelen para auxílio de crianças com necessidades especiais, idosos e pessoas portadoras de deficiência

sala sloezen

Nas instalações da Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal, encontra-se instalada uma das primeiras Sala Snoezelen a nível nacional, cujo objetivo é criar um ambiente multissensorial, onde crianças e adultos com dificuldades, deficiências ou outras limitações, possam estimular os seus sentidos primários.

A Sala dispõe de diversos equipamentos que proporcionam diferentes e novos estímulos aos seus utilizadores, através de painéis de cores, formas geométricas, piscina de bolas, colunas de água, fibras óticas, jogos de som, entre outros, criados para promover o autocontrolo, autonomia, relaxamento, confiança, descoberta e exploração, úteis para efeitos terapêuticos e pedagógicos.

Este espaço vai assim criar em Vila de Rei uma mais-valia para as crianças com necessidades educativas especiais em contexto escolar, que poderão assim ver na Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal uma boa opção para prosseguirem o seu percurso educativo.

A Sala Snoezelen de Vila de Rei vai ser utilizada por crianças com necessidades educativas especiais, estando também aberta à comunidade para utilização dos idosos das IPSSs do Concelho e dos utentes da Fundação Garcia. Professores da EBS e técnicos das IPSSs irão receber formação indicada para utilização dos equipamentos e para melhor lidarem com os utilizadores deste espaço.

O Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, afirma que “a criação deste espaço vem dotar o nosso Concelho de melhores e diferenciados meios de apoio quer a crianças com necessidades educativas especiais, quer à restante comunidade que poderá beneficiar da utilização da Sala Snoezelen. A Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal tem assim, diretamente, melhores condições para receber crianças com necessidades especiais, sendo que os Encarregados de Educação destes alunos têm aqui uma maior segurança e maiores benefícios na escolha do melhor Estabelecimento de Ensino para os seus filhos.”

A Sala Snoezelen é indicada para utilizadores com diferentes necessidades educacionais ou outro tipo de problemas, desde doenças mentais, autismo, demência, lesões cerebrais adquiridas, lesões na capacidade motora, demência, dores crónicas, entre outros.

Muito divertimento e animação marcaram as Férias Desportivas de Verão: assista ao seu aftermovie!

fd verao final

O Município de Vila de Rei, em parceria com a empresa Vilarregense Puzzleduc, organizou, de 18 de junho a 14 de setembro, mais uma edição das Férias Desportivas de Verão.

No total, 114 crianças, entre os 6 e os 14 anos, puderam participar num grande número de atividades durante o período das suas férias escolares, desde passeios pedestres, acampamento, visita às Praias Fluviais do Concelho, Praia, Ballet, BTT, Body Pump, Muay Thai, cinema, jogos aquáticos, atelier de pinturas faciais, entre outras.

As Férias Desportivas de Verão foram da responsabilidade da firma do Concelho Puzzleduc, com recursos humanos Vilarregenses, e o vídeo da iniciativa foi desenvolvido pelo também Vilarregense Fábio Pires.

 

Vila de Rei: ano letivo teve início com muitas novidades

ano letivo1

O ano letivo 2018/2019 em Vila de Rei teve início a 17 de setembro, com os alunos da Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal a recomeçarem as suas aulas com muitas novidades na sua Escola.

Pela manhã teve lugar a entrega gratuita dos manuais escolares aos alunos da EBS, numa medida que este ano foi, pela primeira vez, alargada a todos os anos letivos (anteriormente, já os alunos do Ensino Secundário usufruíam deste apoio).

No exterior da Escola, no espaço junto ao Circuito de Manutenção, foi colocado um novo piso dinâmico, num investimento total de 14.750€ + IVA, numa obra que vem proporcionar um maior conforto e segurança às crianças e jovens que utilizam este espaço, possibilitando que estes possam agora aqui desenvolver novas e diferentes atividades.

As novidades alargam-se ainda ás infraestruturas no interior da Escola, com a disponibilização de quatro novos espaços para os alunos: Sala Snoezelen (espaço multidisciplinar destinado a alunos com necessidades educativas especiais e/ou portadores de deficiência – investimento de 10.786,17€), Laboratório de Línguas (espaço disponível em breve e destinado às aulas de português, inglês e francês que permita a escuta, reprodução e estudo das diferentes línguas com vista a melhorar a proficiência linguística – 7.619,70€), O Futuro na tua Mão (programa que pretende estabelecer relações entre a Ciência, as aplicações tecnológicas e o Ambiente, incluindo a organização de visitas de estudo a empresas da área da ciência e tecnologia e organização de um ciclo de palestras temáticas sobre estas áreas – 30.592,10€) e Experimenta + Ciência (criação de um laboratório multidisciplinar completo no âmbito do ensino experimental da ciência – 53.652,42€).

O Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, afirma que “com a implementação destes novos projetos junto da comunidade escolar, estamos a contribuir para que os nossos alunos tenham as melhores condições e ferramentas possíveis para a sua formação e para que possam atingir o maior sucesso possível no decorrer deste seu percurso.”

ano letivo2

Município de Vila de Rei ofereceu manuais escolares aos alunos do Concelho

manuais escolares2018

A manhã de 17 de setembro em Vila de Rei foi marcada pelo regresso às aulas para os alunos da Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal e pela entrega dos manuais escolares adquiridos pelo Município aos alunos do Concelho.

Todos os alunos matriculados nos estabelecimentos de ensino de Vila de Rei (desde o 1º Ciclo até ao Ensino Secundário), bem como os alunos residentes no Concelho que frequentam áreas de ensino não ministradas na EBS em estabelecimentos fora do Concelho foram abrangidos por esta medida.

Os alunos do 1º ao 6º ano receberam os manuais oferecidos pelo Ministério da Educação, sendo que o Município de Vila de Rei adquiriu ainda os respetivos Cadernos de Atividades. Para os alunos do 7º ao 12º ano, todos os custos dos manuais foram suportados pela Autarquia.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, referiu que “as medidas de ação social escolar que o Município tem vindo a implementar permitem que os agregados familiares do nosso Concelho tenham aqui uma importante poupança nos seus orçamentos. Ao suportar na totalidade os custos com os manuais escolares, pretendemos ainda dar um estímulo para que os nossos jovens prossigam com os seus estudos, contribuindo para manter uma baixa taxa de abandono escolar.”

Para o ano letivo que agora começa, o Município de Vila de Rei suportou a totalidade dos custos dos manuais escolares de 216 alunos, num investimento total superior a 20.000€.

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade. Politica de privacidade .

Aceitar utilização de cookies
Politica de cookies