XI Mercado Medieval de Vila de Rei recebeu centenas de visitantes em novo sucesso do evento

medieval final

Dois anos após a última edição do evento, o Mercado Medieval de Vila de Rei regressou à Rua Rainha Sra. Isabel, Largo da Misericórdia e ruas adjacentes, durante os dias 14 e 15 de maio e, com ele, centenas de visitantes participaram nesta “viagem ao passado” durante o fim-de-semana.

Organizado pelo Município de Vila de Rei, com o apoio do CLDS 4G, Agrupamento de Escolas e Junta de Freguesia de Vila de Rei, o evento contou com dezenas de comerciantes e mais de uma centena de figurantes, naquele que é já um dos principais marcos culturais do Concelho de Vila de Rei.

O programa do XI Mercado Medieval de Vila de Rei contou com variados momentos de Teatro, Música, Animação e Jogos Tradicionais, com destaque para a participação do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei, Orquestra Tradicional da Escola de Música de Vila de Rei e do Grupo de Cavaquinho da Universidade Sénior de Vila de Rei e da empresa Paulo Leitão – Voz, Música, Eventos, com as iniciativas ‘Bêbados e Carroça’, ‘Luta de Espadas’ e ‘Espetáculo de Fogo’.

Pela tarde, o recinto do Mercado Medieval recebeu ainda a passagem da procissão após a eucaristia solene em honra da Rainha Sta. Isabel, unindo assim estas duas festividades.

O Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, foi um dos muitos visitantes do evento e realçou que “após o interregno de dois anos devido à pandemia da Covid-19, o Mercado Medieval de Vila de Rei regressou em grande, com dois dias de muita animação e largas centenas de visitantes. O alargamento do evento para dois dias permitiu um reforço da programação do Mercado Medieval e possibilitou que um maior número de pessoas pudesse visitar o evento. Foi um regresso em grande do Mercado Medieval de Vila de Rei que reforçou ainda mais o seu papel enquanto um dos principais pontos da programação cultural do nosso Concelho.”

GALERIA DE FOTOS

AVISO: corte de estradas no centro histórico de Vila de Rei durante realização do Mercado Medieval

transito mercado

Devido à realização da edição de 2022 do Mercado Medieval de Vila de Rei, várias estradas do centro histórico da Vila vão estar cortadas ao trânsito nos dias 14 e 15 de maio.

As ruas cortadas ao trânsito são as seguintes: Rua Rainha Santa Isabel, Rua do Capitão Mor, Rua Heróis de Mucaba, Rua da Ladeira, Largo da Misericórdia, Rua da Devesa, Travessa da Devesa, Rua de Santo António e Travessa da Devesa.

O Município de Vila de Rei lamenta os incómodos causados.

Visite o Mercado Medieval de Vila de Rei.

PARK SESH: Vila de Rei vai receber maiores nomes nacionais do Skate, Inline e BTT

parksesh2

O Skate Park de Vila de Rei vai receber, na tarde do dia 3 de junho, a iniciativa ‘PARK SESH’, desenvolvida pela Academia dos Patins em parceria com o Município de Vila de Rei.

A iniciativa irá contar com a presença de alguns dos principais nomes nacionais do Skate, Inline e BTT, englobando duas vertentes: demonstração de desportos extremos e escola de desportos extremos, onde os praticantes da região terão oportunidade de conviver com os atletas e aprender com eles as manobras que sempre sonharam fazer.

O PARK SESH em Vila de Rei vai decorrer entre as 16h00 e as 20h00 e vai igualmente incluir animação por parte de um DJ convidado e apresentação de um speaker.

Festival Rock na Vila 2022: fica a conhecer as atividades complementares do teu Festival!

atividades rock

O Festival Rock na Vila está de regresso nos dias 3 e 4 de junho, após dois anos de interregno face à pandemia da Covid-19. Murta e Plutónio são os cabeças-de-cartaz do Festival que, para além de muita música de qualidade, vai oferecer diferentes atividades complementares para os milhares de festivaleiros esperados em Vila de Rei durante estes dois dias.

A Piscina Descoberta vai abrir portas durante os dois dias, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 20h00, dando a oportunidade aos festivaleiros de se refrescarem nestes dois dias de calor.

Logo ao lado, no Skate Park de Vila de Rei, vai decorrer, na sexta-feira, 3 de junho, a iniciativa ‘PARK SESH’, dinamizado pela Academia dos Patins. Das 16h00 às 20h00, irão decorrer demonstrações de desportos extremos, como skate, patins e BMX, por alguns dos melhores atletas a nível nacional. Os amantes destas modalidades terão oportunidade fantástica de conviver com os atletas e aprender com eles as manobras que sempre sonharam fazer. O evento conta ainda com animação de um DJ convidado e a apresentação por um speaker.

No dia 4 de junho, sábado, o Parque da Ribeira da Vila vai receber a atuação do DJ ZukaTuga, entre as 18h00 e as 22h00, num aperitivo para o segundo dia do Festival.

Pelas 21h00, irá decorrer a apresentação do ‘Video-Mapping em Movimento’. Integrado no projeto Fôlego, do qual o Município da Vila de Rei é parceiro, o evento consiste num desfile de um carro a pedais com som e luz movidas a energia solar sem qualquer tipo de combustão. As alterações climáticas são o contexto temático para sensibilizar a população num evento de luz noturno e inédito. Toda a população é convidada a juntar-se ao video-mapping em movimento, incorporando o cortejo atrás do carro, sendo distribuídas luzes pelos participantes. 

O 17º Festival Rock na Vila conta com o seguinte programa:

3 de junho – Artigo 21; (Re)-Invention; Murta; DJ Nuno Calado; DJ Gonçalo Farinha.

4 de junho – Blues & Outros Tons; Palomita e los Gringos Locos; Plutonio; Djs Kiss Kiss Bang Bang; DJ Seadas e MC Pinkie

As entradas para o 17º Festival Rock na Vila são gratuitas, tal como o campismo que apresenta excelentes condições para quem desejar acampar e usufruir do evento em toda a sua plenitude.

Em https://www.facebook.com/festivalrocknavila podes acompanhar todas as novidades do teu Festival.

17º Festival Rock na Vila nos dias 3 e 4 de junho!

Atreve-te a desfrutar!

CLDS 4G de Vila de Rei desenvolve Atelier sobre Atividade Física junto de Associações do Concelho

ateliar atividade fisica

A equipa do CLDS 4G de Vila de Rei e o Complexo Desportivo de Vila de Rei vão promover, ao longo do mês de maio, o atelier ‘Na Minha Aldeia’, alusivo à temática da Atividade Física.

A iniciativa será dinamizada juntamente com um técnico de Desporto do Município de Vila de Rei e vai abordar os benefícios da atividade física em várias idades, nomeadamente junto da população mais idosa.

O Atelier vai decorrer pelas 10h30 nas seguintes datas e locais: 13 de maio – Vale das Casas; 16 de maio – Fundada; 20 de maio – São João do Peso; 23 de maio – Borda da Ribeira; 27 de maio – Vilar do Ruivo; 30 de maio – Casais de Baixo.

Apesar da idade se apresentar muitas vezes como um obstáculo à prática de exercício físico nos idosos, são vários os benefícios associados. Por exemplo e, de acordo com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, existem estudos que comprovam que treinar com pesos pode ajudar a diminuir a fraqueza muscular, mesmo com 90 anos. Praticar desporto na terceira idade promove a saúde física a vários níveis, tais como:

  • Previne o aparecimento de doenças cardiovasculares e respiratórias; 
  • Promove o equilíbrio e uma respiração correta;  
  • Fortalece os músculos; 
  • Ajuda no alívio de dores; 
  • Ajuda a reduzir o colesterol, diabetes e hipertensão; 
  • Reduz o tempo de estar sentado, prevenindo a obesidade, osteoporose e artrite; 
  • Melhora a coordenação motora, uma vez que pode contribuir para reduzir o número de quedas, que, no geral, constituem um motivo de preocupação dado o perigo das suas consequências (ex: deslocação da bacia)."

Mercado Medieval e Festa da Rainha Santa Isabel animam próximos dias em Vila de Rei

mercado medieval2022

Os próximos dias em Vila de Rei vão ser marcados pelos tradicionais festejos religiosos da Rainha Santa Isabel, com um programa que vai de 11 a 15 de maio, e pelo Mercado Medieval de Vila de Rei, cuja edição de 2022 decorrerá em dois dias, a 14 e 15 de maio.

As cerimónias religiosas terão início pelas 21h00 de hoje, 11 de maio, com a oração do Terço do Rosário na Igreja de Nossa Senhora da Guia, seguindo-se da procissão com a imagem da Rainha Santa para a Igreja Matriz.

Na quinta-feira, 12 de maio, pelas 18h00, haverá lugar para a oração do Terço do Rosário e Eucaristia, na Igreja Matriz. Na sexta-feira, dia 13, pelas 20h00, será realizada a eucaristia e procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima. No dia 14, sábado, pelas 17h30, será realizada a oração do rosário e eucaristia vespertina do domingo.

No domingo, 15 de maio, serão realizadas as comemorações da Festa da Rainha Santa Isabel. Pelas 15h00 será realizada a eucaristia solene em honra da Rainha Santa Isabel, no fim da qual sairá a procissão com a sua imagem, com ‘guarda-de-honra’ dos Bombeiros Voluntários e acompanhada pela Banda Filarmónica União Sardoalense. No final, a banda dará um pequeno concerto no Parque da Senhora da Guia, onde serão igualmente leiloadas as fogaças por voluntários das respetivas povoações.

O Mercado Medieval de Vila de Rei vai ser realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Largo da Misericórdia, Rua Rainha Santa Isabel e ruas adjacentes, e vai voltar a contar com dezenas de expositores, centenas de figurantes e variados momentos de teatro, música e muita animação.

A abertura do Mercado vai ter lugar pelas 11h00 do dia 14 de maio, com o Cortejo Solene de abertura da Feira a ter lugar trinta minutos depois. A animação musical deste primeiro dia de Mercado está a cargo do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei, pelas 12h00, e pela Villa d’el Rei Tuna, pelas 21h00. Ao longo da tarde, haverá vários momentos de teatro e animação medieval, a cargo da empresa Paulo Leitão – Voz, Música, Eventos, como ‘Bêbados e Carroça’ (15h00), ‘Luta de Espadas’ (19h30) e ‘Espetáculo de Fogo’ (22h00). O enceramento deste primeiro dia de mercado está previsto para as 22h30.

No domingo, 15 de maio, a abertura do Mercado será às 09h00. Do programa deste segundo dia do evento fazem parte a animação ‘Bêbados e Carroça’ (09h30), atuações da Orquestra Tradicional da Escola de Música de Vila de Rei e do Grupo de Cavaquinho da Universidade Sénior de Vila de Rei (10h00), a Eucaristia Solene e respetiva procissão em honra da Rainha Santa Isabel (14h00), animação de rua (14h30) e ‘Luta de Espadas’. O encerramento do XI Mercado Medieval está previsto para as 17h30, com um ‘Espetáculo de Fogo’.

Durante os dois dias do evento haverá ainda animação com malabaristas, personagens em andas, mini ogres e cavalinho de madeira.

rainha santa

cpcj banco voluntariado  prot civil2 logoPinhalMaior
 GCA Signatories Label 320x150 Logo-Turismo  LogoMT  Logo ePortugal

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade. Politica de privacidade .

Aceitar utilização de cookies
Politica de cookies