
MORADA
Rua Abílio dos Santos (Antigo Edifício da Escola C+S)
6110-344 Vila de Rei
CONTACTOS
Tlm. 966 420 973
E-mail:
Principais atividades: venda de mel e material apícola
Data da constituição: 23 de Setembro de 1989
Em resultado do processo eleitoral que decorreu no dia 24 de Agosto de 2011, foram eleitos os corpos sociais para o triénio 2011-2014:
ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente: Fernando Martins Mendes da Silva
Vice-Presidente: Pedro José Farinha Cardoso
Secretário: Américo Luís Mendes Lourenço
DIREÇÃO
Presidente: Bruno Alexandre Furtado da Silva Cardoso
Secretário: Jorge Dias Henriques
Tesoureiro: José Manuel Grácio Almeida
CONSELHO FISCAL
Presidente Eduardo José Martins Tavares
Secretário: Salomé Paulino Peralta
Vogal: João Lucas André Branco
ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 57 (ABRIL DE 2008)

Há quantos anos existe a MelRei?
R: A MelRei existe desde 1990, data em que um conjunto de apicultores entusiastas decidiu criar uma cooperativa e fomentar a actividade apícola no concelho, já por si com tradição na apicultura. Em finais da década de 90, cessou actividade por motivos relacionados com a falta de uma direcção que garantisse os objectivos pretendidos e pelo abandono de alguns membros, que sobretudo pela idade, deixaram de se dedicar à apicultura. No início de 2007, um novo grupo formado por antigos cooperantes decidiu reactivar a cooperativa, o que se veio a concretizar em Setembro de 2007 com o apoio do Município.
Quais são os seus objectivos?
R: Os objectivos da MelRei são, acima de tudo, os de fomentar a actividade apícola dos seus membros e de outros interessados pela apicultura, mas também fornecer bens e serviços adquiridos ou produzidos por si própria, regularizar a comercialização, nas melhores condições e preços do mel e restantes produtos apícolas produzidos; e promover acções de formação. Temos também a vontade de intervir noutros campos, mas essa situação ainda está em fase de discussão.
Quais são as acções já implementadas ou que pretende implementar e gostaria de salientar?
R: Neste momento já conseguimos regularizar o funcionamento da Cooperativa, depois de tantos anos sem actividade e já estamos a comercializar produtos para a apicultura. Também fazemos parte de uma zona controlada, que nos garante apoios em termos de sanidade apícola. Futuramente queremos candidatar-nos a ajudas comunitárias atribuídas a este sector, para adquirirmos materiais necessários ao nosso funcionamento, construir uma central meleira e, juntamente com outras associações e cooperativas congéneres, conseguir certificar o nosso mel para facilitar a comercialização.
Qual tem sido a receptividade dos produtores de mel do concelho de Vila de Rei?
R: A receptividade tem sido muito boa, uma vez que a maioria dos produtores comentam que agora não precisam deslocar-se para fora do concelho para comprarem a maioria dos produtos que necessitam e já temos pessoas interessadas em aderir à cooperativa, sobretudo de concelhos vizinhos, o que nos agrada bastante.
E em termos de venda? Onde se processa e qual a resposta dos consumidores?
R: A venda está a ser um pouco complicada por causa da concorrência do mel chinês e australiano. Esperamos, contudo, que o facto de este ano termos um stand na Feira de Enchidos, Queijo e Mel para divulgar a nossa Cooperativa estimule a compra local. Futuramente, com um processo de certificação com outras cooperativas e associações, esperamos passar a vender para um mercado maior.
Ass. Bruno Cardoso