
CONTACTOS
Rua da Escola, S/nº
Vilar do Ruivo
6110-023 Fundada - Vila de Rei
E-mail:
Tlm - 962 308 554
A Liga Cultural Amigos do Vilar do Ruivo foi fundada no dia 24 de Junho de 1988.
Nasceu da ideia de alguns Vilarregenses para a criação de uma associação representativa, que poderia, como parceiro social e força viva, proporcionar convívio e vida cultural entre a população.
Achamos correto e justo nomear quem foram os mentores da ideia: Artur Silva, Camilo Mateus e Virgílio Cipriano, isto sem esquecermos todos os que ao longo dos anos integrando ou não os órgãos sociais da associação sempre lutaram e trabalharam para os objetivos desta.
A Liga Cultural dos Amigos do Vilar do Ruivo tem como objetivos: contribuir para o desenvolvimento social da comunidade; preservar o património cultural; ocupação dos tempos livres dos associados, tendo em vista a sua promoção cultural; apoio à juventude e terceira idade.
Em resultado do processo eleitoral, os corpos sociais eleitos tomaram posse para o biénio 2022-2023:
ASSEMBLEIA-GERAL
Vice-Presidente: Pedro Miguel Alves Augusto
1.º Secretário: Leocádia Malcata
2.º Secretário: Fernando Marçal Crisóstomo
Vogal: Nuno Fernando Mendes Mateus
DIREÇÃO
Vice-Presidente: Carlos Manuel de Oliveira Tavares
1.º Secretário: Maria de Lurdes Leitão Carvalho
2.º Secretário: Filipa Crisóstomo
Tesoureira: Elisabete de Moura Mendes Crisóstomo
1.º Vogal: Joaquim António Dias Carvalho
2.º Vogal: Fernando de Oliveira Tavares
CONSELHO FISCAL
Vice-Presidente: Acácio Leitão
Relator: Porfírio Salgueira Gonçalves
Vogal: Vitor Hugo Ramos Dias
Vogal: João Vicente Dias Martins
- Lanche / Inauguração da Churrasqueira e Forno - 15 de fevereiro
- Festival das Sopas e Petiscos - 29 e 30 de março
- Caminhada Pedestre e Almoço - 3 de maio
- Convívio de Pesca e Sardinhada - 21 de junho
- Feira de Enchidos, Queijo e Mel - 26 de julho a 3 de agosto
- Passeio em autocarro - 27 de setembro
- Magusto e Almoço - 15 de novembro
ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NO BOLETIM INFORMATIVO DE VILA DE REI N.º 63 (ABRIL DE 2010)

Quando foi fundada a associação e quais os seus objectivos?
R: A Associação foi fundada em 24 de Junho de 1988. Os seus principais objectivos são a ocupação dos tempos livres dos associados, tendo em vista a sua promoção cultural, desportiva e recreativa e proporcionar aos conterrâneos um são convívio, dando particular apoio à juventude e à 3ª idade. Pretendemos também contribuir para o desenvolvimento social da comunidade, promovendo ao mesmo tempo a preservação do seu património cultural.
Quais os apoios que a associação tem recebido?
R: Os principais apoios que temos recebido são provenientes da Câmara Municipal de Vila de Rei e dos sócios da associação, com donativos que nos têm permitido efectuar obras de melhoramento e conservação da nossa sede. A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da Fundada têm-nos também apoiado na realização de actividades desportivas, nomeadamente a nível de transporte, prémios e limpeza da área exterior da sede. Bastante importante é também o apoio dos sócios e amigos da Associação, com o seu trabalho voluntário, e de algumas empresas, nomeadamente a Delta Cafés.
Quais as acções implementadas ou que pretende implementar e que gostaria de salientar?
R: A Associação da Liga Cultural dos Amigos do Vilar do Ruivo tem desempenhado diversas acções, das quais destaco as seguintes: protecção do património arquitectónico da aldeia com todo o registo fotográfico e com passeios pedestres para seu conhecimento e preservação, actividades de saúde e de recreação para a 3ª idade (ginástica para idosos, cursos de artes decorativas, tapetes de Arraiolos, bordados de Castelo Branco, bainhas abertas e outras actividades artesanais) e convívios de sócios e amigos de forma a fomentar o relacionamento interpessoal e intergeracional. Temos ainda realizado actividades desportivas como por exemplo o Concurso de Pesca e os Jogos Tradicionais, a reedição do caderno “Apontamentos do Vilar do Ruivo”, o projecto “Aldeia Bioactiva” e a criação de um blog da Associação (lca-vilardoreuivo.blogs.sapo.pt)
Quais os projectos para o futuro?
R: Para o futuro pretendemos continuar com os projectos anteriores e concluir as obras na Sede da Liga, iniciando os arranjos exteriores. Pretendemos também implementar novas actividades que previnam o isolamento dos nossos idosos, um Espaço Internet para todas as idades e fomentar um espaço para actividades conjuntas entre as várias gerações. Efectuar um arquivo das principais tradições da aldeia e integrar o Lagar do Vale da Ramada como promoção turística do concelho, são também alguns dos projectos que temos em mente.
Ass. Isilda Laranjeira