O Gabinete de Dinamização da Atividade Económica (GDAE) de Vila de Rei vem informar que se encontram já a decorrer, até ao dia 21 de outubro, o período de candidaturas para apoio ao investimento em culturas permanentes tradicionais, nomeadamente os investimentos associados a novas instalações de culturas de castanheiro, figueira, sabugueiro, medronheiro e alfarrobeira. ao abrigo O montante de apoio disponível é de dez milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation da Autoridade Gestora do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural.
Este apoio destina-se à preparação do terreno, plantação, fertilização e rega na parcela, bem como as despesas gerais de elaboração e acompanhamento da candidatura.
Com a abertura deste anúncio, o PDR 2020 pretende reforçar a viabilidade das explorações agrícolas, bem como preservar e melhorar o ambiente, através da instalação de culturas permanentes tradicionais com baixas necessidades de água.
Segundo o Anúncio N.º 29 / Operação 3.2.1 / 2022, da Operação 3.2.1 – Investimento na Exploração Agrícola | Aviso específico para culturas permanentes tradicionais (29º Anúncio) a tipologia de intervenção a apoiar respeita a investimentos nas explorações agrícolas cujo valor total seja superior a 25.000 euros.
As candidaturas apresentadas devem prosseguir os seguintes objetivos:
- Reforçar a viabilidade das explorações agrícolas, promovendo a inovação, a formação, a capacitação organizacional e o redimensionamento das empresas;
- Preservar e melhorar o ambiente, assegurando a compatibilidade dos investimentos com as normas legais, ambientais e de higiene e segurança no trabalho;
- Apoiar a instalação de culturas permanentes tradicionais com baixas necessidades de água.
As candidaturas são submetidas através de formulário eletrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020 (https://www.pt-2020.pt/), ou do PDR 2020 (http://www.pdr-2020.pt/).
Pode ler o Anúncio da Operação na hiperligação que se segue: