Os CENSOS, a maior operação estatística nacional, que se realiza de dez em dez anos e é da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE), vai arrancar a partir de hoje e tem como objetivo ‘contar’ todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional e todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.
A partir do dia de hoje, 5 de abril, os cidadãos vão começar a receber pelo correio cartas do INE com os respetivos códigos de acesso.
Em ano de pandemia, o processo de recolha de informação vai ser realizado de forma diferente, com as respostas aos CENSOS 2021 a serem realizadas através da internet. Com o código que receberá no correio, poderá responder ao inquérito entre os dias 19 de abril e 3 de maio. Pode responder através de um computador, tablet ou smartphone com ligação à internet.
Para responder deverá aceder a censos2021.ine.pt e digitar os códigos e password indicados na carta que recebeu do INE. Responda às perguntas e, quando terminar, selecione ‘Entregar’.
Para os casos em que a população não tenha possibilidade para responder pela internet, as Juntas de Freguesia do Concelho de Vila de Rei vão prestar este apoio, ajudando no preenchimento dos inquéritos online. A unidade móvel ‘Esperança Porta-a-Porta’, do Município de Vila de Rei, que percorre todas as aldeias do Concelho vai também dar apoio neste sentido, auxiliando a população nas respostas ao inquérito.
A resposta aos CENSOS 2021 é obrigatória. Nesta operação de recolha de informação estão envolvidas 15 mil pessoas, dos quais 11 mil são recenseadores.
Datas:
5 de abril de 2021 – os cidadãos começam a receber pelo correio cartas do INE com os códigos de acesso para responder aos inquéritos via internet;
19 de abril de 2021 – início das respostas aos questionários através da internet. (Solicita-se que as respostas possam ser dadas até ao dia 3 de maio, de forma a evitar que os recenseadores se desloquem pessoalmente à habitação, evitando contatos pessoais).