A equipa do CLDS 4G de Vila de Rei e a Unidade Local de Saúde – Castelo Branco, EPE desenvolveram, ao longo do mês de abril, o atelier ‘Na Minha Aldeia’, alusivo à temática da Tensão Arterial.
A iniciativa foi dinamizada por uma enfermeira do Centro de Saúde e englobou temas diversificados como causas da hipertensão arterial, sintomas, consequências e possíveis tratamentos.
Este Atelier foi apresentado junto das Associações de Casais de Baixo, Vale das Casas, Fundada, São João do Peso, Vilar do Ruivo e Borda da Ribeira.
A hipertensão arterial caracteriza-se por uma pressão sanguínea excessiva na parede das artérias, acima dos valores considerados normais, que ocorre de forma crónica.
Na Europa estima-se que a hipertensão arterial afete cerca de 35-40% da população, e em Portugal estima-se que a prevalência de hipertensão arterial na população adulta seja de 42,6%. A longo prazo, a hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de: AVC, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, perda gradual de visão, disfunção eréctil e/ou doença arterial periférica.