É cada vez mais evidente que os Munícipes são um ativo fundamental, pelo que a avaliação da sua satisfação é, também, essencial para a melhoria do desempenho da autarquia.
Assim, o Município, consciente do seu papel na satisfação das necessidades e expetativas dos Munícipes, considerou pertinente avaliar o grau de satisfação dos Munícipes para os seguintes serviços:
- Atendimento ao público,
- Abastecimento público de água,
- Saneamento de águas residuais urbanas e
- Gestão de resíduos
O preenchimento do questionário decorreu durante todo o ano de 2020 e versou um conjunto de temáticas relativas à forma como o munícipe perceciona o(s) serviço(s), de modo a aferir o seu grau de satisfação.
Para esta avaliação recorreu-se à metodologia Net Promoter Score, ou NPS com o objetivo de mensuração o grau de satisfação e fidelidade dos munícipes, utilizando uma escala de 1 a 10.
De acordo com o valor obtido no NPS, é possível classificar a organização em 4 Zonas de Classificação, que indica a relação da satisfação de seus munícipes com o município.
São elas:
- Zona de Excelência: NPS entre 75 e 100;
- Zona de Qualidade: NPS entre 50 e 74;
- Zona de Aperfeiçoamento: NPS entre 0 e 49;
- Zona Crítica: NPS entre -100 e -1.
Com base nos resultados obtidos, o Município faz uma avaliação interna dos diversos serviços, procurando a melhoria continua dos serviços e a garantia de uma resposta eficaz, acessível, rápida e de qualidade aos seus Munícipes que diariamente se dirigem aos serviços municipais.
De um mote geral a avaliação foi considerada muito positiva, destacando-se os seguintes resultados:
- 90% dos inquéritos confiam e bebem água da torneira e apenas 10% não o fazem por falta de hábito e por terem uma captação própria de água;
- O serviço de abastecimento de água apresenta um NPS de desempenho de 52 (Zona de Qualidade);
- O serviço de saneamento de água residuais apresenta um NPS de desempenho de 48 (Zona de Aperfeiçoamento);
- O serviço de gestão de resíduos apresenta um NPS de desempenho de 24 (Zona de Aperfeiçoamento);
- De forma geral os Serviços Municipais de Vila de Rei apresentam um NPS de desempenho de 44 (Zona de Aperfeiçoamento);
Ricardo Aires, Presidente da Autarquia Vilarregense, afirma que “os resultados deste inquérito refletem a satisfação dos Munícipes pela qualidade dos serviços prestados pelo Município de Vila de Rei e toda a informação recolhida permitiu identificar situações desfavoráveis, necessidades e expectativas não atendidas ou oportunidades que desencadeiem ações corretivas ou de melhoria nos seus processos e serviços, de forma a aumentar essa satisfação".
Consulte aqui o relatório de avaliação da satisfação dos Munícipes em 2020.