Já alguma vez parou para pensar qual o impacto do seu estilo de vida no planeta?
A pegada ecológica é considerada uma metodologia de contabilidade ambiental, avaliando a pressão do consumo da população humana sobre os recursos naturais.
A pegada ecológica é expressa por hectares globais (gha) - hectares de produtividade média mundial num determinado ano - e permite comparar diferentes padrões de consumo, verificando se os mesmos se encontram dentro da biocapacidade - capacidade dos ecossistemas em produzir recursos naturais renováveis para o consumo humano e absorver os resíduos gerados pelas atividades da população.
Atualmente, de acordo com a Global Footprint Network, a pegada ecológica mundial é de 2,7 gha/pessoa, enquanto que a biocapacidade disponível é de apenas 1,8 gha/pessoa. Isto significa que a população humana necessita hoje de 1,5 planetas Terra para manter o seu padrão de consumo.
Para calcular a pegada ecológica é bastante simples, basta avaliar qual o impacto que a sua alimentação, os seus hábitos de consumo, habitação, transporte, entre outros, têm sobre o planeta. Com uma pontuação final obtida, ficará a conhecer quantos planetas Terra seriam necessários se todos tivéssemos o seu estilo de vida.
Calcule a sua pegada ecológica através da calculadora online da Global Footprint Network: https://www.footprintcalculator.org/home/pt
O Presidente do Município Vilarregense, Ricardo Aires, afirma que “devemos adotar estilos de vida mais equilibrados e amigos do meio ambiente, a fim de diminuirmos a nossa pegada ecológica. Há imensas práticas que podemos começar a implementar no nosso dia a dia, basta ter a disposição e o foco para tal”, destacando ainda que “surge a necessidade do desenvolvimento sustentável, conciliando o desenvolvimento económico com a preservação do meio ambiente, pois afinal a mudança depende apenas de cada um de nós”.