
O Município de Vila de Rei continua empenhado na recuperação dos fortes estragados causados pela tempestade Kristin no Concelho. A situação é a seguinte, na manhã de 4 de fevereiro:
- Continuam os trabalhos, em articulação com a E-Redes, na recuperação da distribuição de energia elétrica e em todos os contratempos que, entretanto, surgiram, no fornecimento de luz;
- Zona Industrial já tem luz;
- Serviço de água reposto na totalidade;
- Comunicações ainda com muitas falhas em todo o território;
- Já foram criados pontos de recolha de material lenhoso e entulho (não podem estar misturados) nos seguintes locais:
- Zona Industrial do Souto (depois do lagar);
- Milreu (junto ao campo de futebol);
- Silveira (junto ao cemitério);
- Zevão (entrada do estradão).
O Município encontra-se a aceitar donativos de telhas, telhões e materiais de construção. Os materiais deverão ser entregues junto ao edifício da Junta de Freguesia de Vila de Rei. Mais informações para o 967 658 420.
Desde o primeiro momento, várias equipas do Município encontram-se no terreno. As prioridades centraram-se, desde sempre, na garantia de acesso à água, luz, equipamentos coletivos e desobstrução de vias. As várias equipas continuam empenhadas na resolução destas questões.
A equipa de Ação Social encontra-se diariamente no terreno, procedendo à verificação de todos os casos isolados e de extrema vulnerabilidade que se encontram sinalizados ou vão sendo reportados. Caso tenha conhecimento deste tipo de casos, apelamos à sinalização dos mesmos através do número 966 039 780.
Ainda com um número muito elevado de habitações particulares que se encontram destelhadas e em situação de fragilidade social, apelamos à solidariedade e entreajuda de todos para a resolução destas situações. Tem sido assegurado o acompanhamento das pessoas em situação de vulnerabilidade e sem condições de habitabilidade, sendo prioritária a procura de soluções adequadas para cada caso.
As várias empresas locais de construção civil estão igualmente empenhadas na resolução dos danos provocados, procurando garantir uma intervenção célere e eficazes. O Município agradece a todos a disponibilidade, colaboração e rapidez demonstradas na resposta a estas ocorrências.
Apesar de todas as aldeias estarem já acessíveis, permanece a existência de grande quantidade de material lenhoso junto às bermas das estradas, resultante da queda de árvores, bem como fios e postes em situações de maior fragilidade. Estão a ser canalizados todos os esforços possíveis para a resolução destas situações, com a maior brevidade possível. Apelamos à circulação nas vias com cuidado redobrado, sobretudo durante o período noturno. Encontram-se no terreno equipas da Proteção Civil e dos Bombeiros, em todas as freguesias, a desenvolver trabalhos de limpeza e consolidação das vias.
Todos os equipamentos escolares estão em pleno funcionamento, assim como os equipamentos desportivos, promovendo que, a pouco e pouco, seja retomada a normalidade.
Informamos ainda que o balneário da Piscina Municipal está disponível para banhos e higiene pessoal, garantindo condições adequadas, segurança e privacidade. Mais informações na receção do Complexo de Piscinas.
Apesar dos fortes constrangimentos a nível de comunicações, o número geral do Município de Vila de Rei – 274 890 010 – encontra-se em funcionamento. Para assuntos alusivos à tempestade Kristin, deverá contactar o número 966 039 780.
As comunicações via correio eletrónico encontram-se a decorrer sem qualquer constrangimento.
Na entrada do edifício dos Paços do Concelho, os serviços de Ação Social do Município continuam a realizar o levantamento dos estragos causados pela tempestade. Particulares e empresas Vilarregenses deverão deslocar-se a este espaço e efetuar o seu relatório.
O Município alerta ainda para o novo temporal que vai chegar ao nosso País, que volta a trazer chuva persistente ao nosso território. Esta é uma ameaça adicional para todos aqueles com telhados abertos, famílias desalojadas, que não podem regressar a casa, e empresas encerradas.
Mantenha-se em segurança!

