
O Município de Vila de Rei continua empenhado na recuperação dos fortes estragados causados pela tempestade Kristin no Concelho. A situação é a seguinte, ao final do dia 5 de fevereiro:
- Continuam os trabalhos, em articulação com a E-Redes, na recuperação da distribuição de energia elétrica e em todos os contratempos que, entretanto, surgiram, no fornecimento de luz;
- Comunicações ainda com muitas falhas em todo o território;
- Já foram criados pontos de recolha de material lenhoso e entulho (não podem estar misturados) nos seguintes locais:
- Zona Industrial do Souto (depois do lagar);
- Milreu (junto ao campo de futebol);
- Silveira (junto ao cemitério);
- Zevão (berma da estrada ER348);
- S. João do Peso (junto à antiga Escola Primária).
A estrada que faz a ligação entre a rotunda do Alcamim e o cruzamento para Seada está condicionada à circulação de veículos pesados. Sugere-se cautela na sua utilização.
O Município encontra-se a aceitar donativos de telhas, telhões e materiais de construção. Os materiais deverão ser entregues junto ao edifício da Junta de Freguesia de Vila de Rei. Mais informações para o 967 658 420.
A equipa de Ação Social continua no terreno, procedendo à verificação de todos os casos isolados e de extrema vulnerabilidade que se encontram sinalizados ou vão sendo reportados.
Igualmente no terreno, encontram-se equipas dos Sapadores Florestais, ICNF, FlorZêzere, CIMBB, Bombeiros para limpeza e desobstrução de vias. Esta continuará a ser uma das prioridades nos próximos dias, devido à constante queda de árvores no território.
Relembramos que o balneário da Piscina Municipal está disponível para banhos e higiene pessoal, garantindo condições adequadas, segurança e privacidade. Mais informações na receção do Complexo de Piscinas.
O número geral do Município de Vila de Rei – 274 890 010 – encontra-se em funcionamento. Para assuntos alusivos à tempestade Kristin, deverá contactar o número 966 039 780.
As comunicações via correio eletrónico encontram-se a decorrer sem qualquer constrangimento.
Na entrada do edifício dos Paços do Concelho, os serviços de Ação Social do Município continuam a realizar o levantamento dos estragos causados pela tempestade. Particulares e empresas Vilarregenses deverão deslocar-se a este espaço e efetuar o seu relatório.
O formulário encontra-se igualmente disponível, em formato online, através do seguinte link: https://www.cm-viladerei.pt/index.php/balcao-virtual/formularios-danos-estado-calamidade. Aconselha-se o seu preenchimento com a maior brevidade possível.
O Município relembra que a água da rede pública apresenta todas as garantias de qualidade. Pode apresentar, por vezes, alguma turvação mas é totalmente segura para consumo. Em sentido contrário, o Município desaconselha o consumo de água oriunda de fontanários e/ou minas, onde a água não é controlada.
A Autarquia Vilarregense destaca ainda a importância das redes de vizinhança. Estas fortalecem a comunidade, promovem comunicação, cooperação e apoio mútuo. Permitem identificar rapidamente quem precisa de ajuda, compartilhar informações confiáveis, organizar doações, oferecer abrigo temporário e até salvar vidas antes da chegada dos serviços de emergência. Comunidade unida é comunidade mais segura!
O Município alerta ainda para o temporal que atinge o nosso País, trazendo chuva persistente ao nosso território. Esta é uma ameaça adicional para todos aqueles com telhados abertos, famílias desalojadas, que não podem regressar a casa, e empresas encerradas.
Mantenha-se em segurança!

