A Etapa 5 do Campeonato do Mundo de Enduro em Vila de Rei, acolheu muitos dos grandes nomes da elite mundial nesta modalidade, num fantástico espaço que proporcionou vários momentos inesquecíveis a amantes do desporto motorizado.
O evento, organizado pelo clube Esganados TT, em parceria com o Município de Vila de Rei, trouxe até ao concelho pilotos da elite mundial e milhares de espectadores ao longo dos três dias de prova.
Na sexta feira e primeiro dia de prova, o vencedor foi o Espanhol Josep Garcia (KTM), líder da tabela de EnduroGP e recente vencedor dos ISDE em termos individuais, seguido de Andrea Verona (GASGAS) e em 3º Zach Pichon (TM MOTO). No dia 14, a classificação teve alterações, com o 1º lugar para Andrea Verona,em 2º Josep Garcia e em 3º Zach Pichon.
Na categoria Woman, a Vencedora do primeiro dia foi a norte-americana Rachel Gutish (Rieju) e no segundo dia venceu Francesca Nocera (HONDA). Já Joana Gonçalves concluiu na 8ª posição no sábado e 6ª posição no Domingo.
Na categoria de Enduro 2 o piloto português Bruno Charrua desistiu da prova no primeiro dia, tendo depois atingido o 9º lugar no dia 14. Ruben Ferreira (J1) classificou-se em 9º no primeiro dia e em 8º no dia seguinte.
Nos dias que antecederam o evento, os pilotos Joana Gonçalves e Rúben Ferreira estiveram em contato com jovens de Vila de Rei, numa atividade com direito a sessão de autógrafos, mostrando que este tipo de eventos não só contribui para a promoção do desporto, mas também para a oferta de atividades cada vez mais diversificadas nesta região do interior.
Este evento relevou-se um sucesso entre os Vilarregenses e seus visitantes, como uma iniciativa que coloca Vila de Rei no panorama Mundial dos desportos de motorizada.
Pode acompanhar as classificações em https://www.endurogp.com/2025-results/