
Portugal registou uma redução global de 23% das emissões de gases com efeito de estufa, entre 2015 e 2023 e, mantendo-se essa trajetória até 2030, apenas 42% dos municípios portugueses, no qual se inclui o Município de Vila de Rei, vão chegar à meta de redução de emissões compatível com o Acordo de Paris, uma trajetória prevista na última análise realizada da plataforma ODSlocal.
A partir das metas do Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, a atualização da Plataforma ODSlocal revelou uma evolução positiva com a atualização do indicador “Emissão de gases de efeito de estufa (kt CO2eq)”, que passa a incluir os principais gases com efeito de estufa (GEE) derivados de oito setores, nomeadamente; energético, transportes, pecuária, florestal, industrial, resíduos, agrícola e outros.
Os dados agora disponíveis para todos os municípios portugueses, permitem uma leitura mais completa e comparável da trajetória local de descarbonização, reforçando o compromisso nacional com o Acordo de Paris e os ODS.
Neste enquadramento, os dados mostram que Portugal está a progredir, mas ainda com fortes assimetrias territoriais, conforme se verifica no mapa abaixo apresentado.

Figura ODSlocal – Situação previsível em 2030 da emissão GEE por município.
A par do Relatório da Agência Portuguesa do Ambiente publicado em agosto, a Plataforma ODSlocal diz que o decréscimo das emissões nacionais de CO2 deve-se, sobretudo, à descarbonização do setor energético. Por sua vez, foram responsáveis por 89% do total das emissões os setores dos transportes (50%), da indústria (28%) e da energia (11%).
Paulo César, Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei afirma que “Continuaremos firmes neste percurso e sem hesitações. A nossa responsabilidade perante as gerações futuras exige que não abrandemos o ritmo. Por sua vez em conformidade com o nosso Plano Municipal de Ação Climática iremos intensificar as medidas de eficiência energética, promover a mobilidade suave e o uso de fontes de energia renovável, e continuar a proteger e preservar o nosso património natural. A sustentabilidade é um compromisso que honramos e que continuaremos a honrar com a dedicação que nos caracteriza."

