O Município de Vila de Rei volta a apresentar uma classificação de “Água Segura” relativo ao controlo da qualidade da água, de acordo com o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP 2025), agora publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), que sintetiza a informação mais relevante referente à caraterização e evolução do setor, referenciada a 31 de dezembro de 2024.
O Município de Vila de Rei, na qualidade de entidade gestora dos sistemas públicos de abastecimento de água para consumo humano, tem por obrigação legal, e no âmbito da implementação do Programa de Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano aprovado anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, a realização de um conjunto diversificado de análises laboratoriais.
Assim, durante o ano de 2024, foram analisados quase três centenas de parâmetros à qualidade da água sobre amostras de água colhidas em diferentes pontos da rede de distribuição, tendo-se obtido como resultado a conformidade legal em todos os parâmetros.
Com 100% das devidas análises realizadas, a água no Concelho de Vila de Rei obteve uma conformidade de 100 % para os indicadores do controlo da qualidade da água, comprovando a segurança e a qualidade da água que surge nas torneiras dos Vilarregenses.
Em Portugal continental, importa registar a evolução significativa nos níveis da qualidade da água fornecida na torneira dos consumidores, sendo que em 2024 registou o valor de 98,86 % (superado o valor de 2023 que se situava em 98,77 %), confirmando a tendência pelo décimo ano consecutivo da manutenção deste indicador no valor de 99 %, ou seja, de excelência na qualidade da água para consumo humano, quando em 1993 este indicador se cifrava apenas nos 50 %.
O Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP 2025), encontra-se disponível em: https://www.ersar.pt/pt/site-publicacoes/Paginas/edicoes-anuais-do-RASARP.aspx