O PSD reforçou a votação no concelho de Vila de Rei nas eleições autárquicas deste domingo, ao ampliar a sua posição nos 5 lugares disponíveis no executivo. Ricardo Aires mantém-se assim como Presidente da Câmara, garantindo quatro lugares no Executivo, nomeadamente António Tavares, Paulo César Luís e Bruno Fernandes. O PS elege apenas um vereador, Luís Santos, menos um vereador comparativamente a 2013.
Para o Presidente reeleito, “a vitória do PSD foi um reconhecimento pelo trabalho realizado nestes últimos quatro anos. As pessoas compreenderam que com pouco também se pode fazer muito e cada vez há mais qualidade de vida em Vila de Rei”, referindo-se ao trabalho feito no anterior mandato. Ricardo Aires aproveita para agradecer a confiança que os vilarregenses depositaram na sua candidatura e anuncia que vai trabalhar para que daqui a quatro anos volte a ganhar.
Luís Santos, cabeça de lista e vereador eleito do PS, felicita o vencedor e manifesta a intenção de, como oposição trabalhar arduamente em prol do concelho.
O PSD recolheu 1.231 votos (59,70%), o PS, 577 votos (27,98%), CDS-PP 70 votos (3,39%) e PCP-PEV, 63 votos (3,06%). Registaram-se ainda 42 votos em branco (2,04%) e 79 nulos (3,83%). Já a abstenção rondou os 26 por cento.
Relativamente aos resultados para a Assembleia Municipal, foram praticamente semelhantes aos da Câmara Municipal, com um reforço de poder deste órgão através da reeleição de Paulo Brito bem como com a eleição por parte do PSD de mais 2 elementos (9 em 2013 para 11 em 2017).
Nas duas Juntas de Freguesia que foram a votos o PSD reforçou a votação em Vila de Rei e na Fundada. Já a Junta de Freguesia de São João do Peso, previsivelmente conhecerá o seu Presidente em plenário no próximo dia 15 de outubro.
Na Assembleia de Freguesia de Vila de Rei a vitória coube a Sérgio Francisco com 57,11%, onde o PSD elegeu mais um mandato comparativamente a 2013, tendo agora 6 no seu poder. Já o PS com 25,92% aumentou de 2 para 3 os seus eleitos neste órgão. Tanto o CDS (8,17%) como o PCP (1,80%) não elegeram qualquer mandato nesta freguesia.
Relativamente à Assembleia de Freguesia de Fundada, o PSD voltou a vencer, tendo eleito para seu Presidente Manuel Mendes com 56,46% dos votos, retirando ao PS (28,71%) um mandato relativamente às últimas eleições. Assim o PSD nesta freguesia ficou com 5 mandatos e o PS com 2 mandatos.