
A segunda volta das Eleições Presidenciais vai realizar-se no próximo dia 8 de fevereiro, contando novamente com a possibilidade de voto antecipado, à semelhança de atos eleitorais anteriores.
No boletim de voto estarão os nomes de António José Seguro e André Ventura, os dois candidatos mais votados na primeira volta, com 31,14% e 23,48% dos votos, respetivamente. Nos termos da legislação em vigor, a segunda volta decorre no 21.º dia após o primeiro sufrágio, realizado a 18 de janeiro.
Para os cidadãos residentes no estrangeiro, a votação terá início no dia 7 de fevereiro, prolongando-se até ao dia 8.
A legislação eleitoral permite, mais uma vez, o recurso ao voto antecipado, devendo os eleitores interessados proceder à respetiva inscrição através da plataforma www.votoantecipado.pt, onde poderão também consultar ou cancelar a inscrição efetuada anteriormente.
Podem inscrever-se para o voto antecipado os seguintes eleitores:
– Doentes internados em estabelecimentos hospitalares (inscrição entre 20 e 29 de janeiro), mediante apresentação de documento comprovativo do impedimento;
– Presos não privados de direitos políticos, (inscrição entre 20 e 29 de janeiro), mediante apresentação de documento comprovativo do impedimento;
– Eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade, (inscrição entre 25 e 29 de janeiro). Esta modalidade permite o exercício do direito de voto a todos os eleitores recenseados no território nacional, no domingo anterior ao das eleições, numa mesa de voto antecipado a constituir em cada município, escolhida pelo próprio eleitor.
Tal como em eleições anteriores, existirá uma mesa de voto antecipado em cada município do continente e das Regiões Autónomas.
Informações adicionais sobre o voto antecipado podem ser consultadas na plataforma www.votoantecipado.pt.

