Museu de Geodesia encerrado até 4 de fevereiro para obras de manutenção

geo hasta

O Museu de Geodesia, situado no Centro Geodésico de Portugal, vai estar encerrado ao público entre os dias 24 de janeiro de 2022 e 4 de fevereiro para a realização de pequenos trabalhos de manutenção e beneficiação.

Este espaço vai depois reabrir as suas portas no dia 5 de fevereiro, sábado, com uma nova gerência do bar deste espaço, que se passará a denominar “Café Rosa-dos-Ventos” e estará a cargo de Paula Gamito, depois de terminada já a Hasta Pública realizada pelo Município de Vila de Rei.

A partir de 5 de fevereiro, o Museu de Geodesia vai passar a funcionar das 09h00 às 17h00, sem interrupção da hora de almoço.

Vila de Rei: população mostra sentido solidário com boa adesão à 38ª Colheita de Sangue

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O Município de Vila de Rei e o Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra organizaram, ao longo da tarde de 20 de janeiro, a 38ª Colheita de Sangue de Vila de Rei.

Os Vilarregenses voltaram a responder muito positivamente aos apelos para dar sangue, e acederam em bom número a esta iniciativa. No total, deslocaram-se ao Auditório Municipal de Vila de Rei 43 pessoas, resultando em 36 dádivas.

O Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, realçou que “apesar de todos os constrangimentos atuais causados pela pandemia da Covid-19, os Vilarregenses voltaram a dar mais uma mostra do seu sentido solidário. A nossa comunidade está, mais uma vez, de parabéns, pela afluência a este importante gesto.”

O Município de Vila de Rei e o Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra preparam já a próxima Colheita de Sangue, prevista para o mês de agosto.

Museu Lion Melvin Jones inaugurado em Vila de Rei

museu lions

A Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, em Vila de Rei, recebeu, no dia 15 de janeiro, a inauguração de um novo espaço museológico, situado nas suas instalações, do Museu Lion Melvin Jones, numa iniciativa da Governadoria do Distrito Lion 115 Centro Sul e do Lions Clube de Vila de Rei.

A ação contou com a presença do Vice-Presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César Luís, da Governadora do Distrito Lion 115 Centro Sul, Sofia Félix, de outras altas entidades Lionisticas e de dezenas de membros de diferentes clubes Lions de todo o País.

Este novo espaço museológico resulta da entrega de espólios de peças relativas ao Movimento Lion, algumas delas raras, colecionadas ao longo dos anos por membros da instituição que as quiseram colocar, desta forma, à disposição de todos.

O Museu Lion Melvin Jones continuará a crescer através da entrega de novas peças, pertença de outros companheiros que manifestaram já a intenção de as disponibilizarem para o enriquecimento do espaço.

O Museu pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h30.

Vila de Rei: Município incentiva munícipes a identificar junto da ANACOM os locais com cobertura deficitária de rede de telemóvel e internet

anacom conetividade

A ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações encontra-se a promover uma consulta pública sobre a cobertura de redes públicas de comunicações a nível nacional.

O Município de Vila de Rei apela assim a que os seus habitantes possam identificar, diretamente junto da ANACOM, as zonas do concelho onde a rede de telemóvel e de internet é deficitária.

Desta forma, a ANACOM pretende identificar as zonas do país onde a cobertura de rede móvel e rede de internet é insuficiente, com o objetivo de, nos próximos meses, lançar um concurso público internacional com vista à instalação, exploração e manutenção de redes de capacidade muito elevada nas zonas sem cobertura de rede que vierem a ser identificadas.

Todos os interessados podem enviar o seu contributo, por escrito e em língua portuguesa, até ao dia 7 de fevereiro, para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. . Não tendo sido disponibilizado nenhum formulário para o efeito, o conteúdo do email deverá identificar a localidade onde se regista a deficiente cobertura através do código postal e freguesia, podendo ser complementado com as coordenadas geográficas.

Encerrada a consulta, a ANACOM procederá à elaboração de um relatório contendo o resumo dos contributos recebidos, que apresentará ao Governo e disponibilizará no seu website oficial.

Mais informações em https://anacom.pt/render.jsp?contentId=1713763.

Covid-19: Município de Vila de Rei com nova Linha de Apoio à população

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O Município de Vila de Rei avançou para a criação de uma nova Linha de Apoio sobre a Covid-19, que prestará todos os devidos esclarecimentos e esclarecerá dúvidas que possam existir à população Vilarregense. Esta iniciativa surge a pedido das autoridades de Saúde uma vez que os casos passam agora a ser orientados pela Linha Saúde 24, o que poderá levar ao surgimento de novas dúvidas e/ou dificuldades no preenchimento de inquéritos.

Esta Linha de Apoio funcionará de segunda-feira a domingo, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, através do número 274 890 007.

A Proteção Civil de Vila de Rei deixa ainda os seguintes conselhos em caso de dificuldade em contactar a Saúde 24:

1. Fiz um autoteste e deu positivo, o que devo fazer?

Deve autoisolar-se imediatamente.

Preencher a declaração de autoteste que está disponível no site do SNS (pode contactar a Linha de Apoio do Município de Vila de Rei para auxílio neste preenchimento).

Ligar para linha Saúde 24 (808 24 24 24). Aqui, será atendido por um médico ou, caso não seja possível, pelo atendimento automático - em qualquer caso, irá receber uma requisição para realizar um teste PCR num laboratório.

2. E se não conseguir contactar a Linha Saúde 24?

Deve dirigir-se ao Laboratório ClenLab ou contactar as Juntas de Freguesia de Vila de Rei e São João do Peso, de forma a realizar um teste confirmatório. Estes testes rápidos são gratuitos e são reconhecidos pela autoridade de saúde - em caso de resultado positivo, permitem-lhe entrar diretamente no sistema.

3. O teste deu positivo: o que acontece a seguir?

Ao ter um resultado laboratorial (PCR ou antigénio) positivo para o SARS-CoV-2, o resultado é integrado na plataforma SINAVE-LAB que, no prazo de 24 horas, irá enviar automaticamente três mensagens ao utente com:

- os códigos para aceder à Declaração Provisória de Isolamento (DPI). Esta declaração é válida por sete dias e serve como justificação de ausência para o trabalho e para a escola.

- o link para o formulário onde deve fazer o autorreporte dos sintomas.

- o link para o formulário de apoio ao inquérito epidemiológico. Neste formulário, deve colocar os dados (nome, número de telefone, número de utente e número da segurança social) dos seus contactos de alto risco, que serão, sobretudo, os coabitantes.

A Linha de Apoio do Município – 274 890 007 – pode prestar apoio no preenchimento destes formulários.

4. Tive contacto com uma pessoa com covid, devo fazer isolamento?

Para os contactos considerados de baixo risco, a indicação é para a realização de um teste laboratorial até ao terceiro dia após a última exposição ao caso confirmado. Não terá que cumprir isolamento.

Os contactos de alto risco (coabitantes) que estiverem completamente vacinados e já tiverem levado a dose de reforço não precisam de cumprir isolamento, mesmo que coabitem com um caso positivo. As pessoas recuperadas também não ficam em isolamento e têm o mesmo estatuto que as pessoas com reforço vacinal.

Mas, se não fizer parte de nenhum destes grupos, deve autoisolar-se imediatamente.

5. Sou um contacto de alto risco, o que devo fazer?

Se o seu nome foi dado pela pessoa que testou positivo (por telefone ou pelo formulário de apoio ao inquérito epidemiológico), irá receber duas mensagens:

- uma com uma requisição de dois testes, um que deve realizar ao terceiro dia após a última data de exposição ao caso positivo.

- outra com uma declaração de isolamento, se for caso disso.

6. Sou um contacto de alto risco, não fui contactado pela autoridade de saúde nem consigo contactar a Saúde 24: o que devo fazer?

Deve realizar o mais rapidamente possível um teste confirmatório, manter-se em isolamento durante sete dias e realizar um novo teste. No caso de ambos os testes serem negativos, poderá terminar o isolamento e fazer a sua vida normalmente a partir do oitavo dia. Não é necessária qualquer autorização de saída.

No caso de precisar de uma declaração para justificar ausência no trabalho/escola, deve insistir nas tentativas de contacto com alguma das autoridades de saúde.

7. Numa família, depois de um caso positivo é descoberto outro caso positivo. Como se contabilizam os dias de isolamento dos coabitantes?

A contagem é feita a partir do último contacto de cada um com a última pessoa que testou positivo.

Depois de descoberto um caso positivo numa família, é importante que essa pessoa se autoisole imediatamente. Se os restantes membros da família continuarem a fazer sua vida normal, em conjunto, uma vez descoberto um novo caso, a contagem terá de começar de novo para estes. Mas se os restantes membros da família estiverem isolados, cada um no seu quarto, mesmo que um deles venha a testar positivo isso não influencia os outros.

8. Tive um resultado positivo e já cumpri os sete dias de isolamento. Posso sair de casa ou preciso de autorização do médico?

Se não tiver qualquer sintoma ou se tiver sintomas muito ligeiros, ao oitavo dia pode sair de casa e fazer a sua vida normal, sem realizar qualquer teste e sem precisar de autorização. Ou seja, não é necessário alta médica. 

No caso de continuar com sintomas, deve reportá-los no formulário e deverá manter-se em isolamento até ser contactado pelo seu médico de família.

9. E se me for exigida uma declaração de alta no trabalho ou para realizar uma viagem?

As declarações de alta podem ser passadas pelos médicos de família.

No caso de ter estado positivo e de estar registado no sistema, após o período de isolamento deverá ter disponível o seu certificado de recuperação.

10. Só fiz um autoteste com resultado positivo, mas não fiz nenhum teste laboratorial (antigénio ou PCR). Não posso ter certificado de recuperação?

Só os resultados laboratoriais são reconhecidos pela autoridade de saúde.

No entanto, se fez uma notificação ao SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica) e não recebeu qualquer mensagem nem foi contactado pela autoridade de saúde, deverá entrar em contacto com o seu médico de família.

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Transporte a Pedido ‘LINK’ com novos horários

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O ‘LINK’ - serviço de Transporte a Pedido da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo –encontra-se em funcionamento desde dezembro de 2020, numa iniciativa que vem melhorar a mobilidade nas ligações, a preços bastante acessíveis, entre as sedes de Concelho dos municípios do Médio Tejo, e tem agora novos horários de funcionamento.

Este serviço funciona durante todos os dias úteis, em horários pré-definidos. Todos os interessados em usufruir deste serviço necessitam de realizar a sua marcação até às 15h00 do dia útil anterior ao da viagem pretendida, através do número 800 209 226 (chamada gratuita) ou em www.transporteapedido.mediotejo.pt.

Estas ligações vão, em determinados dias da semana, permitir o transbordo para outros circuitos e, desta forma, garantir a ligação para todas as sedes dos 13 Municípios pertencentes ao Médio Tejo. Os preços para todas estas ligações intermunicipais variam entre os 3€ e os 4€ por pessoa.

Todos os circuitos disponíveis podem ser consultados em www.transporteapedido.mediotejo.pt.

Encontra-se igualmente em atividade a primeira fase do Transporte a Pedido, que permite aos utilizadores viajarem de táxi desde a sua aldeia Vilarregense até à sede de Concelho, por preços entre os 1€ e os 1,5€. Os circuitos existentes são Fundada (21 localidades abrangidas), S. João do Peso (17 localidades), Borda da Ribeira (13 localidades) e Moita (21 localidades). As marcações são igualmente efetuadas através do 800 209 226 ou de www.transporteapedido.mediotejo.pt até às 15h00 do dia útil anterior à viagem pretendida, que são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras (mais informações em http://www.cm-viladerei.pt/index.php/pt/viver/transportes#transporte-a-pedido).

O Transporte a Pedido tem circuitos, paragens e horários definidos. É o cliente que desencadeia a viagem através do seu pedido para uma central de reservas. Deste modo, as viaturas só irão efetuar os percursos, se antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só irão às paragens que tiverem reservas.

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