Programa “Promoção do Sucesso Escolar do Médio Tejo” realiza rastreios visuais e auditivos em Jardins de Infância

rastreios criancas

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, da qual Vila de Rei é parte integrante, vai levar a cabo, já a partir de 21 de novembro, o projeto “Promoção do Sucesso Escolar do Médio Tejo – Correção da Acuidade Visual e Auditiva no Pré-Escolar”.

A iniciativa consiste na realização de rastreios que possam identificar e corrigir eventuais problemas de acuidade visual e auditiva nas crianças, suscetíveis de interferirem negativamente no processo de aprendizagem. Desta forma, uma equipa de técnicos especializados (optometristas e audiologistas) irão deslocar-se aos jardins-de-infância da região, numa unidade móvel cedida pelo ACES do Médio Tejo, promovendo o tratamento e a reabilitação de todos os que necessitem.

A todas as crianças que, na sequência dos rastreios, se suspeite que apresentam deficit visual ou audiológico, será atribuído um voucher de acesso a consultas de diagnóstico diferencial, que serão realizadas por todos os estabelecimentos da área de influência do Médio Tejo legalmente habilitados para o efeito e que se candidatem a participar no presente projeto. Os médicos de família destes alunos serão igualmente informados dos resultados dos rastreios e das medidas terapêuticas e de reabilitação propostas.

A ação conta igualmente com o envolvimento da ACES do Médio Tejo, Centro Hospitalar do Médio Tejo, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, Direção de Serviços de Educação da Região Centro, Direção de Serviços de Educação da Região de Lisboa e Vale do Tejo e dos treze Municípios integrantes desta Comunidade Intermunicipal.

Ricardo Aires, Presidente do Município Vilarregense, destaca a “importância da realização destes rastreios visuais e auditivos de forma a que consigam detetar, o quanto mais cedo possível, eventuais casos de problemas que possam vir a interferir no processo de aprendizagem das nossas crianças.”