Novos contentores para a deposição e recolha de resíduos têxteis já se encontram disponíveis

contentores texteis

O Município de Vila de Rei reformulou a sua rede Municipal de recolha têxtil, que passou a contar com 6 novos contentores para a deposição e recolha de resíduos têxteis. A ação surge no âmbito de um protocolo de cooperação com o Projeto Esperança e disponibiliza assim novos contentores em todas as freguesias do Município.

Com a colocação destes novos contentores, o Município pretende promover, junto da comunidade, uma rede de recolha seletiva dos resíduos têxteis, nomeadamente roupa, calçado e brinquedos, contribuindo de forma positiva para uma gestão sustentável do têxtil e da preservação do ambiente.

Depois de depositados nestes contentores, os resíduos têxteis são encaminhados para doação, valorização, reciclagem ou destruição, consoante o seu estado de conservação. Dependendo dos níveis de qualidade dos bens recolhidos, os mesmos serão encaminhados para diversos fins, nomeadamente para suprir necessidades de Instituições de Solidariedade Social e de famílias necessitadas.

Assim, ao separar e depositar está a ajudar a reduzir os resíduos enviados para o aterro, a dar uma segunda vida aos resíduos produzidos e a promover uma responsabilidade social e ambiental.

Neste momento, já se encontram disponíveis para utilização, seis contentores, nos seguintes locais:

• Um junto à Igreja de São João do Peso
  • Um junto ao Mercado Municipal da Fundada
  • Três no centro urbano de Vila de Rei
  • Um no Centro de Receção e Transferência da Resíduos

Rosa Martins, Vereadora com o Pelouro do Ambiente, destaca que “este sistema de deposição e recolha de têxteis assume uma dupla importância, com a reutilização e reciclagem de resíduos e na vertente social, com os têxteis recolhidos a poderem suprir necessidades de instituições e famílias necessitadas.”