Vila de Rei: Município promove campanha de recolha de material ortopédico

ortopedico

O Município de Vila de Rei, através do Banco de Ajudas Técnicas, encontra-se a desenvolver, desde abril de 2022, uma campanha de recolha de material ortopédico que visa a angariação de equipamentos, ainda em bom estado e já não necessários, que possam ser reutilizados por pessoas residentes no Concelho que sofram de perda de autonomia, estejam em situação de dependência temporária ou permanente e não possuam recursos financeiros para adquirir este tipo de bens.

O Banco de Ajudas Técnicas constitui assim uma valência social que procura dar resposta às pessoas cuja situação de saúde imponha a utilização de produtos, dispositivos ou equipamentos que atenuem as dificuldades de mobilidade e permitam auxiliar a prestação de cuidados de saúde e higiene. Por outro lado, pretende facilitar o papel dos cuidadores e proporcionar a melhoria da qualidade de vida de todos os que vivam na dependência de terceiros.

A iniciativa funciona em articulação com a Centro de Saúde de Vila de Rei, com esta entidade a sinalizar as necessidades através do apoio que presta no âmbito do programa da ECCI – Equipa de Cuidados Continuados Integrados.

Todos interessados poderão doar cadeira de rodas, canadianas, andarilhos, bengalas, tripés, almofadas e colchões anti-escara, cadeiras de banho ou de posicionamento e camas articulas, entre outos equipamentos.

Esta parceria entre a Câmara Municipal de Vila de Rei e o Centro de Saúde tem, por igual objetivo, identificar os utentes em situações de vulnerabilidade com necessidades de saúde e encaminhá-los para os programas ou valências mais adequadas às suas necessidades.

As doações poderão ser efetuadas por entidades coletivas ou cidadãos em nome individual junto da Câmara Municipal de Vila de Rei, no Gabinete de Ação Social, Educação, Desporto e Juventude. Em caso de dificuldade em transportar os equipamentos, os serviços do Município poderão fazer a recolha dos mesmos.

Todos os interessados poderão obter informações adicionais através dos números 274 890 017 ou 912 514 347.